Se você não tiver tempo de lavar as peças à mão, procure utilizar o modo delicado na lavagem da máquina, e colocá-las em saquinhos especiais para proteção de roupas delicadas, que também podem ser utilizados na hora de centrifugar, sempre no modo delicado da máquina.
Outro cuidado com as roupas de lã é não deixá-las de molho por um longo período. Lave à mão com sabão de côco e evite esfregá-las, dê somente leves apertadinhas e em seguida, enxague bem, em água fria. A água quente ou morna pode encolher a peça. O uso de amaciante é liberado, contanto que as peças não fiquem de molho por mais de cinco minutos.
As roupas em lã branca podem ficar amareladas com o tempo, portanto para evitar esse sinal de envelhecimento e conservá-las por mais tempo, adicione uma colher de chá de água oxigenada 30 volumes na hora da lavagem.
Quanto à secagem, evite ao máximo colocar as roupas de lã em secadoras ou expostas ao sol forte. Elas devem ser torcidas delicadamente envoltas em uma toalha e depois, estendidas horizontalmente na toalha para secar. A secagem deve ser preferencialmente à sombra e nunca pendurada no varal.
Como as roupas de lã são pouco usadas durante o ano, as lavagens podem ser menos frequentes para garantir melhor conservação das peças. Além disso, não é necessário passar lã com ferro quente.